Como todo mundo sabe, Albert Einstein foi um dos maiores cientistas do século XX. Suas teorias revolucionaram os conceitos da física clássica, tanto na abordagem de temas relativos ao macro-universo do espaço sideral, como também nas microdimensões do ambiente quântico.
As ideias e descobertas de Einstein, entretanto, são muito complexas e difíceis de ser compreendidas pelo senso comum. A linguagem científica da física é tão técnica e específica, que se torna incompreensível para a grande maioria das pessoas.
Mas, em relação a temas humanos e sociológicos, como política e religião, por exemplo, qual era o pensamento do grande cientista alemão sobre estes dois assuntos?
Seguem abaixo dois textos selecionados de autoria de Einstein, o primeiro sobre política (Por que o socialismo?) e o segundo sobre religião (Minha crença).
- POR QUE O SOCIALISMO? - artigo escrito especialmente para o primeiro número da revista marxista estadunidense Monthly Review, lançada em maio de 1949.
- MINHA CRENÇA - escrito em agosto de 1932, com gravação feita com a voz do próprio Einstein registrada em disco de de vinil para a Liga Alemã de Direitos Humanos.

 
 
